quinta-feira, 9 de março de 2017

NOSSA IGREJA SE PERDENDO

    Rodrigo Constantino em seu blog traz um importante artigo sobre o colégio Santo Agostinho, do Rio de Janeiro, um dos melhores do país no ensino onde o próprio Constantino se formou. Leia seu artigo neste LINK
    O colégio católico por excelência usa o anti-cristão Gregório Duvivier como tema de uma prova de português. Segundo Constantino, isto é um retrocesso ou decadência da religião católica, inclusive, segundo ele, aviltando o próprio santo que empresta o nome à escola. Será que a parte intelectual do catolicismo está mesmo regredindo?

3 comentários:

  1. Saudações fraternais a todos.

    AMPLIAR O HORIZONTE
    Caro Professor Ari e demais colegas, privilegiados que somos, por haver este rico e abençoado espaço, calma, calma!!
    Desconheço esse escritor, o Greg e é válido o Constantino comentar, segundo a sua visão. É preciso, porém, ampliar a visão, o horizonte.
    Lembro que a Igreja do Senhor peregrina, neste mundo, sustentada, pela sua dupla condição: é humana, bem inferiormente e divina, predominantemente. Deus seja louvado!!
    É preciso viver a vida comunitária eclesial, de modo mais intenso, para conhecer a sua riqueza, puramente, evangélica. É preciso acompanhar a imprensa católica(TVs Aparecida, Canção Nova, RS21, Milícia da Imaculada, RCR, Família Cristã, Media Center News, sítio da CNBB e do Vaticano, etc., etc...), para saber das intensas e inúmeras atividades/contribuições da Igreja, em quase todos os campos. Neste momento, por exemplo, a Igreja convoca a comunidade católica e convida a sociedade toda, para mais uma Campanha da Fraternidade. Logo mais, em abril ou maio, haverá mais uma Assembléia Geral da CNBB, momento rico e luminoso da Igreja, no Brasil.
    Penso, Professor que é preciso, também, enxergar a Igreja, a partir da vivência pessoal e reconhecer/questionar como é a Igreja, a partir dessa vivência pessoal. De outro modo, como eu apresento a Igreja do Senhor, para o mundo, PELA MINHA ATUAÇÃO?

    Caro Professor Ari, muito, muitíssimo obrigado, por manter este espaço de visita diária, de recolhimento e de iluminação interior. Muito obrigado e que Deus lhe pague.
    PAZ E BEM!

    "Jesus disse a Pedro: 'Tu és Pedro e sobre esta pedra eu construirei a minha Igreja E O PODER DA MORTE NUNCA PODERÁ VENCÊ-LA"
    Mateus 16,13-23



    ResponderExcluir
  2. Caro Ari e demais colegas,

    É interessante examinar a atuação da Igreja através dos tempos, dois séculos de firme e rígida participação junto à Humanidade, sempre fiel às mensagens de Cristo.

    Como disse o Fernando, sim, a Igreja tem o seu lado humano, e bem humano, constituída por membros da sociedade do mundo todo, cada uma com suas caracteríscas e culturas próprias.

    Não é fácil administrar esse pool de pensamentos tão diversificados e individualizados da raça humana.

    Houve fases negras na história da Igreja e até papas indignos, tudo isso fruto da própria natureza humana, imperfeita e extremamente materialista. Repito, difícil administrar essa mescla existente no Homem, enquanto Ser racional e livre para pensar.

    Ao ler o Antigo Testamento sentimos uma tristeza imensa ao ver a rebeldia daquele povo atravessando o deserto, mesmo tendo a todo momento diante de seus olhos a atuação direta de Deus orientando e indicando o caminho a seguir naquela imensidão toda: de noite um fogo, de dia uma nuvem. Incrível, mas real, uma travessia a pé seco de um mar, água brotando de uma rocha, maná caindo do céu, perdizes para alimentar.

    E com tudo isso, ainda murmuravam contra o guia Moisés que, ao se ausentar por algum tempo, viu um bezerro de ouro construído por mãos humanas e sendo adorado. Tanta abominação, e ainda assim, Deus persistia e levou o povo até à Terra prometida.

    Depois, mais uma vez, vimos a estupidez humana estampada na administração de dezenas de reis, tanto do reino do Norte(Israel), como do Sul(Judá). Aqueles reis sabiam muito bem que o desvio do povo aos mandamentos e normas divinas traria graves consequências, e ainda assim, persistiam na desobediência. Nem os profetas conseguiam convencer e endireitar os caminhos daquele povo rebelde e de cabeça dura.

    Chegado o grande momento, veio Cristo, e até Ele foi rejeitado mesmo diante de tantas evidências do seu messianismo. Ele mesmo disse: "...quando Moisés existia, Eu Sou"; "se não acreditam nas minhas palavras, creiam ao menos nos meus atos, cegos vêem, surdos ouvem....", e nada disso foi suficiente para mostrar a sua divindade, acabaram crucificando-O.

    Falo tudo isso, e percebo que estou estendendo muito este texto, para tentar mostrar que ao longo dos tempos a Igreja tem vivido e convivido com um povo de coração endurecido, lento na compreensão e rápido na crítica, mordaz na língua.

    -- continua --

    ResponderExcluir
  3. -- continuação --

    Fico admirado ao ver artigos com censuras até ao próprio Cristo, leviandades sem tamanho. Li há poucos dias alguém dizendo que foi amante de Madalena; outro dizendo que ao ler sobre a filosofia, passou a desacreditar na divindade Dele, e muitas outras aberrações tenho visto na internet e na imprensa.

    Alguns acreditam piamente que existiram Platão, Sócrates, Demócrito, Aristóteles, Antíoco, Artaxexes, todos com mais de 2500 anos, mas não acreditam que há dois mil anos Cristo esteve aqui na Terra.

    A filosofia é extremamente racional, e com racionalidade jamais vamos alcançar os mistérios divinos, aqueles que o próprio Cristo mencionou pouco antes da sua Paixão: "...Ò Pai, Eu vos louvo porque ocultastes todos esses mistérios dos príncipes e sacerdotes, e os revelastes aos humildes e pequeninos...". Aliás, em nossa condição humana, é impossível definir e ver Deus, Ele simplesmente não é possível ao Ser humano.

    Como entender que a Palavra de Deus foi encarnada?! Como entender uma ressurreição três dias depois da morte física?! Como entender a obediência de ventos e águas turbulentas do mar a um simples "psiu" com os dedos junto aos lábios!?

    Qual filosofia vai explicar tudo isso? O "Penso, logo existo", não vai explicar nunca.

    Vou terminar, quero apenas dizer com todo esse texto, longo demais ,que a Igreja, apesar de todas as falhas e erros cometidos durante dois milênios, só sobrevive porque ela tem por trás o dedo de Deus, é o Espírito Santo agindo e atuando sempre. Se fosse obra humana, já teria acabado há muito tempo.

    Desculpe Ari e colegas, me alonguei demais, mas não me contive em dar minha opinião. O projeto de Deus vai continuar em frente, seu plano vai se realizar mesmo, queira ou não queira o homem.
    Lydio

    ResponderExcluir