domingo, 29 de maio de 2016

QUEM ÉS TU, SENHOR?

    Saulo de Tarso, enquanto seguia na estrada para Damasco (atual Síria), foco do radicalismo pró Jesus Cristo, com a finalidade de combater os discípulos do Nazareno, vê de súbito uma claridade intensa, um clarão imenso que o faz cair em terra. No meio da luz, divisa o semelhante de um "homem celeste" (1 Cr 15,48) que lhe diz: "Saulo!... Saulo!... Por que me persegues?..." Ao que Saulo, em completa escuridão ao meio dia (cegueira temporária), retrucou: "Quem és tu, senhor, a quem eu persigo?" A resposta não tardou a ecoar aos ouvidos de Saulo: "Eu sou Jesus a quem tu persegues!..."
    Jesus vive!!! Foi esta a mais estupenda revelação da vida de Saulo. Estêvão tinha razão...O Crucificado ressuscitara...Vivia!...
     Desde então esta será a ideia central da vida de Paulo (depois de convertido adotou o nome Paulo): Jesus redivivo!... O Crucificado ressurgiu dentre os mortos! Não adoramos um Cristo morto, uma múmia, uma relíquia da história, da Palestina...Mas, sim, o Cristo vivo, presente hoje e para todo o sempre...De repente, à beira da estrada de Damasco, nasceu na alma de Paulo a ideia sublime do "corpo místico de Cristo", ideia que ele, mais tarde, defendia em todas as suas epístolas. Naquela altura, mesmo cego, era um vidente!
     Contudo, o ministério de Paulo levou algum tempo para começar a evangelizar de fato e de direito. Não era "bem visto" quando tentou as primeiras pregações sobre Cristo nas sinagogas judaicas. Gerava entre os judeus não-cristianizados grande revolta por ter abraçado a nova "seita" do Nazareno. Entre os seguidores de Cristo produzia desconfiança e temor.
     Porém, aparece aqui em todo o seu fulgor, o cunho característico da alma de Saulo: Uma inquebrantável energia de vontade, servida por uma penetrante agudeza de inteligência.
     Saulo não se dobra a coisa alguma senão só à verdade nitidamente conhecida; não se curva diante de ninguém senão diante de Deus somente, o Deus da Verdade. Por isso, antes de oferecer os seus serviços ("que queres, Senhor,que eu faça?"), quer saber quem é que lhe fala ("quem és tu, Senhor?").
Mas uma vez convencido da Verdade, entrega-se de corpo e alma e sem reserva a esse supremo ideal de sua vida. Integralmente de Moisés, integralmente de Cristo. O caráter de Saulo é perfeitamente o caráter de Paulo. Nada se extinguiu, nada se apagou, nada se eliminou. Saulo não mudou de caráter, mudou apenas o alvo, o ideal, a causa que ele patrocinava.
QUEM ME LIBERTARÁ DESTE CORPO MORTÍFERO? RESPOSTA: A GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário