quinta-feira, 24 de março de 2016

PESSACH, A PÁSCOA JUDAICA

O que é Pessach?

Pessach é uma festa da tradição judaica, conhecida também como "Festa da Libertação". É a Páscoa dos judeus, onde é celebrada a fuga do povo judeu, que vivia como escravo no Egito. Pessach é uma palavra hebraica que significa passar além. Passar além geograficamente e passar além simbolicamente, da escravidão à liberdade.
Pessach é uma festividade que tem início no 15º dia do mês hebraico de "Nisan" (abril). É o feriado mais longo de Israel, onde os restaurantes fecham suas portas, as escolas param e a maior parte da população tira férias. Durante as comemorações um dos preceitos é não consumir alimentos que contenham fermento em seu preparo, onde o "pão ázimo" ou "Matsá", faz parte dos rituais.
A  história do "êxodo do Egito" relata que os israelitas, durante a fuga apressada do cativeiro, assaram o pão que haviam preparado, sem esperar a massa crescer. Essa abstinência ao fermento virou então um ritual durante a festa do Pessach, onde nenhum alimento pode ser fermentado.
Durante as festividades  do Pessach, um jantar especial de comemoração chamado "Sêder de Pessach", reúne toda a família ao redor da mesa, onde o pão ázimo, vinhos e ervas amargas completam a refeição. Salmos e canções populares dão o toque festivo da cerimônia. É a Páscoa que se inicia e será comemorada durante sete dias pelo povo judeu. O primeiro e o últmo dia da festa são dias sagrados de descanso, onde nenhum trabalho produtivo é permitido.

Origem do Pessach

De acordo com o Torá, os cinco primeiros livros do Velho Testamento - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio - atribuído a Moisés, algumas tribos nômades de israelitas viviam escravizadas no Egito pelo faraó Ramsés II, no século XIII a.C., onde eram submetidos a trabalho forçado. Moisés, israelita que cresceu no Egito, salvo das águas do Nilo e criado como nobre, pela filha do faraó, tornou-se líder dos escravos e liderou uma fuga em direção ao deserto do Sinai, onde viveram 40 anos, se preparando para a grande caminhada em direção a Canaã, a terra prometida. O êxodo do Egito é considerado o evento central da história dos judeus e comemorado todos os anos na festa do Pessach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário