quinta-feira, 2 de novembro de 2017

E O DÍZIMO? E AS OFERTAS? QUAL VALE MAIS PARA DEUS?

   Dia de Finados em que nos lembramos de quem já partiu deste mundo, convida-nos à reflexão do que mais agrada a Deus, se o dízimo (a 10ª parte de tudo que ganhamos) ou as ofertas (sem percentual, o seu coração é quem determina).
       Importante ressaltar que nas passagens bíblicas que são transcritas abaixo o termo "dízimo" somente é visto no Antigo Testamento (a Torah Judaica); nas passagens do Novo Testamento - onde o Filho de Deus nos ensina - o termo é substituído por "oferta", ou pelo verbo "dar". Prestem atenção na expressão "Deus ama a quem dá com alegria" e na observação de Jesus aos discípulos no caso da viúva que, dando duas moedas, deu mais que todos de grandes quantias.
     Sem esquecer do conselho que Jesus deu ao jovem rico que lhe perguntara o que devia fazer para salvar-se: "Vai, vende todos os teus bens e distribua-os aos pobres". Cristo não nos deixa dúvidas. O que mais vale é a caridade aos pobres, às viúvas, ou seja, aos mais carentes e necessitados. "Há mais alegria em dar do que em receber". Amém, caros irmãos e irmãs?

"Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: 'Como é que te roubamos?' Nos dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando. Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. 
Malaquias 3:8-10

Há quem dê generosamente,
e vê aumentar suas riquezas;
outros retêm o que deveriam dar,
e caem na pobreza. 
Provérbios 11:24

"Todos os dízimos da terra - seja dos cereais, seja das frutas - pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. 
Levítico 27:30

Honre o Senhor
com todos os seus recursos
e com os primeiros frutos
de todas as suas plantações; os seus celeiros
ficarão plenamente cheios,
e os seus barris transbordarão de vinho. 
Provérbios 3:9-10

"Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente. 
Deuteronômio 14:22

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 
2 Coríntios 9:7

Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver". 
Marcos 12:41-44

Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 
2 Coríntios 9:6-7

Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês". 
Lucas 6:38

Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ". 
Atos dos Apóstolos 20:35

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. 
Mateus 6:33

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. 
Mateus 6:21

Trechos captados no site


O DÍZIMO É NO A.T. ATRELADO À PRODUÇÃO DA TERRA (CEREAIS E FRUTAS). JÁ NO NOVO TESTAMENTO A OFERTA ESTÁ RELACIONADA À FÉ E À CARIDADE.

2 comentários:

  1. Caro Ari,
    Por que Deus estabeleceu os dízimos? Das 12 tribos de Israel, a dos Levitas não trabalhavam a terra e necessitavam ser alimentados. Os sacerdotes levitas tratavam da relação entre Deus e os homens. Quando veio Cristo, acabou o sacerdócio levita; temos home apenas um sacerdote, Jesus. Por isso não se aplica mais o dízimo após a vinda de Cristo. Hoje os cristãos devem se basear em 2 Coríntios, 9-7,9. Claro que os pastores querem continuar recebendo dízimos, dizendo que o povo rouba a Deus, etc. etc. Devemos ter cuidado com aqueles que negociam a palavra de Deus.
    Celio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato amigo Célio por trazer luz sobre a matéria. Ótima explicação sobre o dízimo. Sempre digo: Tem sempre alguém com melhor conhecimento das matérias por isso vale sempre estudar e debater o assunto. Saudações em Cristo!

      Excluir