quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

E HOJE AS PRÁTICAS SÃO DIFERENTES?


A cidade de Sodoma é citada por nome em quase 50 versículos bíblicos, quase sempre com destaque na sua maldade. Destruída por Deus quase 2.000 anos antes da vinda de Jesus, Sodoma se tornou um provérbio em Israel e um sinônimo de alguns dos mais perversos pecados em diversos idiomas.

Sodoma e outras cidades da planície do Jordão foram destruídas por suas abominações diante de Deus. Uma região anteriormente fértil e conhecida por suas ricas pastagens se tornou uma terra deserta e morta. Muitos acreditam que o local dessas cidades seja atualmente o lugar do mar Morto, tão salgado que nem peixe vive nas suas águas.

No uso comum da palavra Sodoma e suas derivadas, o significado dos pecados de Sodoma tem sido perdido ou expandido. Ao longo da história, a palavra sodomia passou a identificar, até nas leis de alguns países, atos que nem sequer são mencionados nos relatos bíblicos sobre a cidade. Por outro lado, muitos seguem tendências de reescrever a Bíblia para justificar erros claramente condenados nas Escrituras, e assim desviam os olhos das realidades que levaram à destruição de Sodoma.

Deus condenou e destruiu Sodoma. Ele mesmo disse: “Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito” (Gênesis 18:20). Se não observarmos os motivos que ele nos comunicou nas Escrituras, correremos real risco de imitar seus erros e receber a mesma condenação divina. Os pecados de Sodoma foram vários. Erramos em omitir qualquer dos avisos divinos baseados no mau exemplo dessa cidade antiga. Não devemos nos preocupar tanto com os sentidos modernos das palavras relacionadas a Sodoma, e sim com as advertências e orientações divinas sobre o perigo de imitar seus erros fatais.


Sodoma foi conhecida por seu orgulho, prosperidade e tranquilidade (Ezequiel 16:49). Prosperidade e tranquilidade podem ser até bênçãos de Deus, mas quando acompanhadas por soberba e falta de preocupação com os outros, se tornam sintomas da depravação de um povo. Deus disse no mesmo versículo, que Sodoma: “nunca amparou o pobre e o necessitado”.

Sem dúvida, o crime mais notável em Sodoma foi a sua imoralidade sexual. O registro de Gênesis 18 e 19 frisa claramente esse comportamento. Quando o Senhor mandou dois anjos, em forma de homens, à cidade, “Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles” (Gênesis 19:4-5). Apesar das tentativas mais recentes de redefinir o pecado de Sodoma, o contexto do capítulo e outras referências bíblicas mostram que um aspecto do erro foi a procura de relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Um dos autores do Novo Testamento disse: “como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição” (Judas 7). Em outro texto, o apóstolo Paulo escreveu: “Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro” (Romanos 1:26-27).

Homens podem fazer leis diferentes, e qualquer um pode exercer a liberdade de rejeitar a Bíblia como a palavra de Deus, mas o estudo honesto das Escrituras nos leva à conclusão de que não são autorizadas relações sexuais fora do padrão definido quando Deus criou homem e mulher e instituiu o casamento. O próprio Jesus apoiou o plano original do casamento (Mateus 19:4-6), e Paulo reforçou esse ensinamento quando escreveu: “cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido” (1 Coríntios 7:2). Não foi o único, mas um dos pecados de Sodoma foi a rejeição desse plano.

Gênesis 13:13
“Mas os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor”

Apesar de Ló ter visto foi uma terra excessivamente fértil, o que o Senhor viu foi um corações excessivamente sujos. Como ele diz em Gênesis 18:20:

Gênesis 18:20
“Porque o clamor contra Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, porquanto o seu pecado é muito grave”

No final, depois que o Senhor salvou Ló, Ele destruiu Sodoma e Gomorra. Quando Ló estava deixando Sodoma, o conselho do Senhor era o exatamente o oposto do que ele havia feito no início:

Gênesis 19:17
“Então sucedeu que, quando eles os trouxeram paea fora, ele [o anjo do Senhor] disse:” Fuja pela sua vida! Não olhe para trás … “

Quando Ló escolheu Sodoma como sua morada, ele fez a sua escolha depois que ele “levantou os olhos e viu”. Agora ele estava a fugir e não deveria “nunca olhar para trás”. Depois da saída de Ló, o Senhor destruiu a área.

No entanto, qual foi o pecado de Sodoma? Ezequiel 16:49-50 nos diz o que o Senhor viu:

Ezequiel 16:49-50
“Olha, esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: ela e sua filha tinha orgulho, plenitude de alimentos, e abundância de ociosidade, não fortaleceu a mão do pobre e do necessitado além do mais se ensoberbeceram e cometeram abominação diante de mim; pelo que ao ver isso as rirei de seu lugar “

Com informações de Dennis Allan

Via: https://blogaultimatrombeta.wordpress.com/

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

SOMOS PRECIOSOS PARA O SENHOR

     Hoje conversei com o meu caro amigo na fé, mineiro e capixaba, que me relatou ser um entusiasta do Pão Celestial, propagador do site a milhares de seguidores seus no Facebook, o nosso estimado Geraldo Mendes.
     Geraldo já passou por muitas nesta sua septuagenária vivência na terra já habitada por Adão e Eva. Contou-me que estando na ativa do Banco, trabalhou na fronteira do Amazonas com o Peru, Colômbia e Venezuela, próximo à cidade de Benjamin Constant onde, ao cair da tarde, ia ter com os amigos num bar às margens do grande rio sul-americano. Dali avistava um trapiche onde os nativos mergulhavam. Teve vontade de fazer o mesmo lançou-se na água, mesmo não sabendo nadar. Mendes relata que só por Deus retornou à superfície. Fato que não se explica na ótica humana.
Mendes tem dois livros bíblicos preferenciais que traduzem bem sua vida: O livro de Jó e o de Oseias. Agora está às vésperas de enfrentar uma nova cirurgia, necessária à sua locomoção. Mais uma batalha que por certo será assistida do Alto por meio de sua fé inquebrantável. Que tudo corra bem, meu caro Geraldo, e com Deus na causa, vai correr!
      Para encerrar os rabiscos de hoje, eis uma prece para ser recitada sempre, por crentes e por não-crentes:

"Doce Jesus, eu Te aceito de todo o meu coração como meu Único Salvador. Perdoa todos os meus pecados e inunda-me com o Teu Santo Espírito. Rogo-Te que não me desampares doravante e permaneças comigo para sempre. Graças permanentes ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!"

Palavras santas que devem ser guardadas no coração:
"Não fostes vós que me escolhestes, fui Eu que vos escolhi."
"Aquele que me ama, guarda minhas palavras."
"Quem pegar no arado e olhar para trás não é digno de mim."
"Quem quiser vir depois de Mim, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me!"
"Quem quiser salvar a sua vida, perde-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa, salva-la-á!"
"O Reino de Deus é semelhante a um campo que esconde um grande tesouro que o homem sensato vende tudo o que possui para adquirir este campo. Pois onde estiver vosso tesouro, aí também estará o vosso coração."
"Quantas vezes deves perdoar o teu irmão? Não te digo sete mas setenta vezes sete."
"Todo aquele que se humilha será exaltado, porém aquele se exalta será humilhado."
"Nunca vi o justo no abandono."


quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

INTERNET CHEIA DE ARMADILHAS

     Bem diz as sagradas escrituras que nos últimos tempos apareceriam muitos falsos profetas e enganadores que ludibriariam a muitos, até mesmo os próprios santos se os dias não fossem abreviados.
      Pois acabei de deletar (alertado por um colega anônimo) a postagem sobre o casamento entre irmãos no Brasil, na qual um deputado federal chamado Carlos Magalhães Pedreira PT-MA seria o autor de um Projeto de Lei para tal fim. Ora, este nome não existe na Câmara dos Deputados, e portanto, é uma notícia falsa ou plantada por falsários da internet. Colhi a notícia no site Libertar (www.libertar.in) um endereço que deixa de ter credibilidade doravante.
      Peço desculpas aos leitores. Daqui em diante vou checar todas as notícias que me chegam a fim de discernir o joio do trigo. Bem diz o Divino Mestre> "Acautelai-vos dos falsos profetas, pelos seus frutos os conhecereis." Ou como diz noutra passagem: "Os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz".
       De todo modo, fica a lição de não acreditarmos em tudo o que lemos ou ouvimos. Que a paz e a benção do Todo-Poderoso estejam sempre com vocês.

domingo, 10 de janeiro de 2016

DEUS NOS QUER SORRINDO

   A marca do cristão deve ser sempre a alegria. O coração transvaza daquilo que está repleto e se estamos plenos do amor de Deus, não há como não inundar com ele todos aqueles que nos cercam.

"Alegrai-vos sempre no Senhor, de novo vos digo alegrai-vos." Fl 4:4

"Exultai e alegrai-vos sobretudo, pois é imensa a vossa recompensa nos céus, porque assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. O cristão deve ser sal e luz." Mt 5:12

    E como diz a excelente letra da música "Noites traiçoeiras":

"E ainda se vier noite traiçoeira
 Se a cruz pesada for...
 Cristo estará contigo...

 E o mundo pode até
 Fazer você chorar
 Mas Deus te quer sorrindo..."