domingo, 30 de outubro de 2016

LEITURAS DOMINICAIS DE 30.10.2016

Primeira Leitura (Sb 11,22-12,2)

Leitura do Livro da Sabedoria:

22 Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de areia na balança, uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra.
23 Entretanto, de todos tens compaixão, porque tudo podes. Fechas os olhos aos pecados dos homens, para que se arrependam.
24 Sim, amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que fizeste; porque, se odiasses alguma coisa não a terias criado.
25 Da mesma forma, como poderia alguma coisa existir, se não a tivesses querido? Ou como poderia ser mantida, se por ti não fosse chamada?
26 A todos, porém, tu tratas com bondade, porque tudo é teu, Senhor, amigo da vida.
12,1 O teu espírito incorruptível está em todas as coisas! É por isso que corriges com carinho os que caem e os repreendes, lembrando-lhes seus pecados, para que se afastem do mal e creiam em ti, Senhor.

Segunda Leitura (2Ts 1,11-2,2)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

Irmãos: 11 Não cessamos de rezar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé.
12 Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.
2,1 No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação, ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo.

Anúncio do Evangelho (Lc 19,1-10)
Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.
Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.
Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”
Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10 Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

HOMILIA DO PADRE RICARDO SOBRE O EVANGELHO DE HOJE.

Um comentário:

  1. Saudações fraternais a todos.

    A ORAÇÃO UNE A TERRA E O CÉU!
    Caro Professor Ari e demais colegas, na comunidade católica, os dias 1º e 2 de novembro formam uma mesma festa, dividida nesses dois dias. É a celebração da comunhão, entre os três modos da vida da Igreja: a Igreja MILITANTE que peregrina, aqui; a Igreja TRIUNFANTE(dia 1º-Todos os Santos) que vive na glória plena, na plena santidade, junto do Pai e a Igreja PADECENTE(dia 2-Fiéis defuntos) que, no céu, junto do Pai, também, peregrina, em direção à glória plena, no aperfeiçoamento, na purgação das imperfeições originadas na Igreja militante, as quais a misericórdia divina pode curar.
    Considero dois dias muito bonitos, Professor, porque expressa a comunhão de amor, nesse caminhar da Igreja, além da plena confiança na providência divina. Liturgicamente, a Festa de Todos os Santos(1º de novembro) é celebrada, no domingo seguinte, caso o dia 1º caia, durante a semana. Na Festa de Todos Santos, celebra-se a alma de todos os fiéis defuntos que atingiram a plena glória e santidade, junto do Pai. Portanto, não apenas os fiéis canonizados, listados, pela Igreja, para serem honrados, especialmente. Sim, Professor, muitos queridos meus, seus, do caro leitor que estão, junto do Pai e que atingiram a PERFEIÇÃO da alma(Santidade), formam a Igreja Triunfante e são homenageados, na Festa de Todos os Santos. Bonito, não? Deus seja louvado!!
    Os outros queridos nossos que peregrinam, junto do Pai, na Igreja PADECENTE, em busca daquela PERFEIÇÃO da alma, são lembrados e sufragados e sustentados, no dia 2 de novembro, pela nossa oração, pelo pranto e, também, pela nossa penitência, em seu favor. Muito bonito, também, concorda?
    É muito belo e importante lembrar que, tudo isso, repito, reflete a COMUNHÃO DE AMOR, na vida da Igreja(Militante, Padecente e Triunfante).
    Caro Professor Ari, esse é o sólido ensinamento da Igreja. Por tudo isso e tudo mais, Deus seja louvado. Amém!

    Grato por tudo e PAZ E BEM!

    "Os olhos jamais contemplaram, ninguém pode explicar, o que Deus tem preparado, àqueles que em vida o amar."
    1Cor 2,6-16

    ResponderExcluir