sexta-feira, 23 de outubro de 2015

REPUBLICAÇÃO DE PÁGINA DO PÃO CELESTIAL

18 de jun de 2014

QUEM SOMOS NÓS PARA JULGAR?

        Meu irmão na fé Fernando Lamas faz justas ponderações sobre um comentário anônimo feito em meu outro blog. Este missivista desdenha de nossa devoção aos santos e Nossa Senhora, mãe de Jesus. 
       Em primeiro lugar devo confessar que errei em permitir que anônimos tivessem comentários publicados sem moderação. O anonimato pode esconder muita coisa, inclusive a irresponsabilidade. Somente Deus pode e vai nos julgar, mais ninguém. O próprio Jesus nos diz no Evangelho, "Não julgueis e não sereis julgados" (Sermão da Montanha).
Reproduzo abaixo o comentário do meu irmão Fernando Lamas:
................................................................

"Santidade: não ofendam a luz de Deus"

Não desejo polemizar e asseguro o meu maior respeito, pela liberdade de expressão, mas, por dever de consciência, apresento o meu PROTESTO, contra algumas manifestações, extremamente, chocantes, através do blog arizanella.blogspot.com.br, rebatendo algumas outras manifestações, muito bem intencionadas e que refletem a fé da maioria do povo brasileiro, invocando as virtudes de Santa Luzia, conhecida como padroeira das causas dos olhos ou da “graça iluminadora”, em favor da sua recuperação da cirurgia no olho.
Poderia gastar o comentário, com textos elucidativos do Catecismo da Igreja Católica e outras matérias, mas não quero, para isso.
Prefiro repetir o que já escrevi, sobre uma experiência pessoal minha que me emociona, sempre que a lembro: há anos, passo por sérias dificuldades financeiras, o senhor sabe e, para o meu sustento maior, “eu me abrigo à sombra das asas do Senhor, até que passe a desgraça”(Salmo 57/56). Não apenas por essas causa, mas por princípio de fé, sempre apresentei-me diante do Senhor, sobretudo, em ADORAÇÃO, na Capela do Santíssimo que há em muitas Igrejas. Uma das invocações que eu, muitas vezes, colocava, era que o Senhor CONSIDERASSE as virtudes da alma do meu pai que já vê o Senhor, há 22 anos, em favor da minha causa. Há poucos anos, lembro-me, como se fosse hoje, visitei a minha mãe e ela foi deu-me um presente: o relógio que pertenceu ao meu pai.
Professor e meus amigos, isso foi um fato banal, corriqueiro? Para mim, não!!
Imediatamente, liguei os fatos e disse a ela que, aquele relógio que ela guardou há tanto tempo e que poderia ter presenteado a um dos outros dois irmãos que moram perto dela, ERA UMA CLARA RESPOSTA DE DEUS QUE HAVERIA DE CONSIDERAR AS VIRTUDES DA ALMA DO MEU PAI, em meu favor.
E, de fato, alguns alívios, inesperados, aconteceram.
É isso que fazem, todos aqueles que foram declarados santos: oferecem as suas virtudes de fé em Jesus e seu seguimento radical ao Senhor, EM FAVOR DA HUMANIDADE. É claro que a piedade popular atribui certas virtudes especiais a cada um, como a Santa Luzia que pode ser, também, Santa Lúcia que remete ao latim LUZ e, por isso, é requisitada nas questões da visão.
Que fique bem claro: ninguém acorda, algum dia e decide que será santo ou santa. Na realidade, a santidade de todos eles E A QUE NÓS, TAMBÉM, DEVEMOS CONSTRUIR, é uma resposta positiva ao chamamento de Deus, de fato, a única fonte de toda a santidade, vale dizer, o “Santo, Santo, Santo! Senhor Deus, Todo-Poderoso! Aquele-que-é, que-era e que-vem!” (Ap 4,8)
Os santos não têm luz própria: eles, apenas, refletem a luz que vem de Deus, EM FAVOR DA HUMANIDADE TODA, inclusive, em favor que quem os desqualifica.
Por isso e para finalizar, sinto e devo informar que quem desqualifica, ofende e demoniza os santos, na realidade, a meu ver, O FAZEM, DIRETAMENTE, CONTRA O PRÓPRIO DEUS, pois, repito, é a luz de Deus que aparece na intercessão de um santo.
Portanto, quem age assim, certamente, creio, por desconhecer ou ser mal doutrinado, sobre a santidade, arrependa-se e peça contrito perdão a Deus, POR DIFAMAR OS SEUS INTERLOCUTORES, junto da humanidade.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

“Senhor, nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder.”
AP 4,11.

...............................................................
                                                              
Amigo Fernando: Assino este teu comentário, concordando com tudo o que nele é dito.
(Ari Zanella)


3 comentários:

  1. Saudações fraternais a todos.

    EM FAVOR DA VIDA EM ABUNDÂNCIA!
    Caro Professor Ari, agradeço pela costumeira consideração e pelo apreço, o que aumenta a minha vigilância, para ser útil, através dos importantes blogs, promovidos pelo senhor.
    Especialmente, esses meus comentários, sobre temas religiosos, procuro, ao máximo, pautar pelo cuidado e respeito, para não causar mágoas ou mal-entendidos, porque penso que todo o pensamento religioso, de todas as origens, respeitadas as peculiaridades, deve CONVERGIR, para a promoção do bem e da justiça e da paz e da aproximação, enfim, valores esses, os quais a sociedade anseia e que transparecem o próprio Criador Que é a única resposta, definitiva, em favor da civilização que promove a vida "e vida em abundância"(Jo 10,10).

    Grato por tudo e PAZ E BEM!

    "Disse Jesus: 'Fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro que não se esgota nos céus, onde o ladrão não chega e nem a traça corrói."
    Lucas 12,33

    ResponderExcluir
  2. Prof. Ari, boa tarde de domingo. Dias atrás, lendo um comentário postado no blog arizanella, fiquei pasmo com o conteúdo que desqualifica NOSSA SENHORA MÃE DE JESUS CRISTO; REFERINDO-SE A ELA COMO SIMPLESMENTE - MARIA - O MEU PROTESTO, FAÇO COM O LINDO POST DO SR. FERNANDO LAMAS ACIMA. SALVE MARIA, MINHA ADORADA MÃEZINHA. Tarcísio.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Ari, o cometário acima que aparece GLÓRIA MARTINS, NA REALIDADE É DE TARCÍSIO AUGUSTO BULHÕES MARTINS. Muito obrigado. Tarcísio.

    ResponderExcluir